segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Pede pra sair, 02!

Olá pessoas!

Hoje vou contar um causo que me fez refletir muito.

Era sexta-feira à noite. Essa sexta à noite. Uma de minhas noites livres. No entanto, eu percebi, um pouco tarde, é verdade, que havia uma aula a mais na apostila de uma turma e fui terminar a programação. Antes da minha aula, a coordenadora resolveu me mostrar o famoso "Ibope" dos professores. Nesta hora, eu sabia que não viria boas coisas, por alguns motivos. Vamos voltar um pouco no tempo.

No início do ano, os alunos daquele curso vieram reclamar de mim (modéstias à parte, algo bem incomum pra mim), mas pude perceber que, em grande parte, queriam que eu fosse como o professor anterior. E eu tentei melhorar no que não era saudosismo e no que eu realmente poderia crescer. Aparentemente, houve melhoras e até alguns elogios.

O ano foi passando e, principalmente quando o semestre mudou, virou essa loucura que tenho tentado descrever aqui. Além de algumas coisas que tenho mantido só pra mim e que têm me preocupado. É melhor assim. Mas de qq modo, essas coisas e outras têm feito da minha cabeça uma salada de frutas. Estou cada vez mais confusa com qq coisa e cada vez mais cansada. E descansar o corpo tem ajudado em quase nada. Os alunos das turmas daquele curso começaram a sair da sala e eu fui ficando cada vez menos entusiasmada a ir pra lá nas segundas à noite...

Em resumo, as aulas de segunda à noite foram ficando cada vez menos enérgicas e mais cansativas, além de confusas. Não digo que as outras turmas não sofreram nada. Acho que todas as minhas atividades foram prejudicadas, nada do que tenho feito está 100% ou perto disso, mas nas outras turmas, eu tinha um pouco mais ânimo e um pouco mais de concentração, seja pelo meu horário nos outros dias que são um pouco melhores, seja pelas turmas que me recebem um pouco melhor do que aquelas turmas, não sei... Sei que aquelas turmas acabaram tendo aulas bem medíocres ou pior que isso.

Então, quando a coordenadora me chamou pra ver o Ibope eu sabia que não era por um bom resultado. E bom, até havia algumas respostas com "Regular" e outros com elegios, mas a maioria das respostas foram até cruéis. Pra quem quase não tinha ouvido reclamações antes dessas turmas, foi um chute no estômago, mas não posso dizer que fiquei surpresa por tudo o que já escrevi antes.

Conclusão, para o bem das turmas e o meu, falei pra coordenadora que, ela já tinha tentado conversar comigo e que se melhorou mas pirou depois, nada mais justo do que ela ver se os outros professores de química tinham como pegar minhas aulas. Obs: Falando nos outros professores, parece q essas turmas reclamaram do outro professor da noite tb, sendo q ele tb dá aula pra manhã e de manhã o ibope dele foi até q bom... não tiro minha culpa! As minhas aulas não estavam boas mesmo, eu sei, mas q achei isso estranhíssimo, achei!!

Voltando a mim, em princípio, não queria sair de lá, mas também não é como se eu quisesse ficar em um lugar onde não sou bem-vinda e, ainda por cima, como já disse, não está me fazendo bem. Muito chateada, pedi pra sair. Ela falou que ia ver com os outros professores e eu vou até recomendar um amigo meu pra me substituir. Isto também poq o q se houve depois foi mais desagradável ainda, de modo que não pretendo retornar mais lá, nem pra receber! (mesmo pq não acho certo, já que o serviço q prestei não foi "bem prestado", pelo visto)

Bom, completamente atordoada com o que havia lido, tentei dar a aula que havia planejado, completamente em vão. Foi A pior de todas as aulas possíveis e imagináveis. E não foi só! Afinal, desgraça pouca é bobagem. Eu, que não via a hora de o sinal bater e o professor de geografia entrar, fui vendo o tempo passar e nda de sinal. Normalmente, eu adoro aula extra, mas naquele momento, era a pior das coisas e, além do mais, a coordenadora havia me deixado bem claro: "Você pode dar o que resta em uma única aula? Poq o professor de geografia precisa de mais uma aula pra terminar a matéria dele!". Pois bem, foi pegadinha do Malandro! O professor de geografia não havia chegado e eu ganhei mais uma aula surpresa!! Pra qual eu não tinha me preparado, não tinha matéria, não tinha vontade e a menor recepção dos poucos alunos q sobraram... Fiquei vendida em promoção no tablado! EBA! Eu só queria sumir!! E assim o fiz assim que acabou a aula...

Bem, isso não significa que tudo está maravilhoso desde q sai de lá. Fiquei muito triste com tudo, apesar de ter ganhado um tempo precioso, e refleti muito, pois não quero que isso aconteça em todos os lugares nos quais dou aula. E percebi que fiz muita besteira, principalmente, desde q o semestre começou. Devo estar ficando velha e não estou aguentando tanta coisa quanto aguentava antes. Deveria sim, ter seguido diversos conselhos e me afastado de vários trabalhos na virada do semestre, antes de acontecer como tem acontecido neste lugar e em outros, onde pedi afastamento por cansaço e outros motivos, como ter tempo pra poder ir ao médico, por exemplo. Não ter pedido pra sair no meio do ano só me queimou mais. E, nem adianta vir me dizer: "eu te avisei". Eu sei q um monte de gente me avisou! E eu fiz a besteira assim mesmo! Agora, eu sei que deveria ter saído antes. Um pouco tarde, eu sei, e com algumas consequências bem desagádáveis mas aprendi bem aprendido!

Certamente, vou ter outra postura de agora em diante! Fiquei bem chateada com tudo isso, mas tem q ter vindo pra algo positivo!!!

Vou tentar me animar mais, antes das aulas que dou, antes das aulas de teatro, antes de qq coisa!!! E me concentrar mais também! Principalmente, pras aulas que dou... nas outras... quanto mais delisgada de tudo isso, melhor!!

É isso aí... Na verdade, eu tô quase pedindo pra sair do mundo! Alguém pode puxar a cordinha e parar o mundo q eu quero descer, por favor?! risos! Mas eu vou encarar esse final de ano de outro modo!! O mundo pode estar desmoronando e eu vou parecer a Cláudia Leite!! (pena q vai ser só no humor, pq no corpo tb daí já é pedir de mais...rs quem sabe no semestre q vem...)... Custe o q custar!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala ae!! E participe da campanha FTF! (Faça uma Tonta Feliz!)