quarta-feira, 15 de julho de 2009

Antes tarde do que nunca!!


Olá pessoas!

Sei q fiquei de escrever antes, mas estava cheia de coisa pra ver e cada vez q ia escrever estava morta de cansada, e tb, como dormi até bem mais tarde do q deveria em minha primeira noite aqui, resolvi não arriscar na segunda e fui dormir mais cedo!! Rs

À propósito, todos são mto bem vindos pra linkar-me em seus blogs! Ni, vc é uma fofa mesmo!! Eu fico muito feliz com isso!! Bom, eu vou linkar todos os amiguinhos q achar assim que voltar pro Brasil e digo mais, caso alguém queira receber e-mail quando eu postar pra num entrar sem ter nada, é só falar! Juro q é um PRAZERZÃO!! hihi

Bom, então vamos começar pelo começo. Gostaria de lembrar a todos q esta é minha primeira viagem a europa e eu sou apenas uma garota latino-americana, sem dinheiro no bolso, (...) e vinda do exterior.. heheh

Em resumo, aos amigos que são super chiques e acostumados com a Europa, sinto muito, mas essas mudernidade pra prima pobre aqui é tudo nuvidadi... E vou contá tudim nos mínimo detalhe aqui, sô! rs


Primeiro, a viagem começou tudo em ordem, até que eles resolveram jogar um baita spray fedido q aparentemente o governo francês exige e o brasileiro permite... por um controle sanitário qq, vc precisa chegar mais fedido do q o normal pra 11h de avião, vai entender... uma das coisas mais estranhas q eu já vi... mas isso não desanimou Josef Klim... quer dizer, não me desanimou! Ainda empolgada, dei-me parabéns, solitariamente, sobrevoando o país e a cada turbulência mais forte (e olha q teve umas boas) eu pensava... "vixe! Já chegamos perto do arquipélago de São Pedro e São Paulo?!" Olhava no mapinha na telinha e ficava mais tranquila... faltava pra cara...mba ainda... horas depois e ainda faltava... depois de um filme, mto mapinha, palavras cruzadas e algo q eu tive de chamar de jantar, não necessariamente nessa msm ordem, eu me obriguei a dormir. O cansaço era demais e tinhamos acabado de sair de cima do continente. Eu num tenho medo de avião, mas se eu lê-se lá "arquipélago de São Pedro e São Paulo" eu ia me sentir como provavelmente os portugueses se sentiam ao cruzar o "Bojador" na época do descobrimento!

Muito desconfortávelmente dormi, algo como umas 4 ou 5 horas... acordei quebrada, mas superfeliz de ouvir q era hora do "acorda-estômago" (Não posso chamar aquilo de café da manhã! Me recuso!!) e ver no mapinha que já estavávamos quase sobre terras européias! Eu nem acreditava!! Ia ser verdade mesmo!! Quer dizer... parecia... (era melhor não chamar Murphy lá em cima...)


Enfim... e meu irmão, ao meu lado, curiosamente só reclamava... Eu sem reclamar, por mais estranho q isso seja (na hora eu parecia A encarnação da Poliana), e ele que sempre pacientemente me aguênta reclamando, parecendo um velho?!?!?! Tava mto bizarro!! Sério!! Pensa numa coisa pra se reclamar: acredite, ele reclamou!!!

A minha uva do "acorda-estômago" veio mofada... pensei em processar a TAM e ganhar MTOOO dinheiro, mas deixei pra lá... tava tudo tão bom q tudo bem!! Mó stress desnecessário (neste momento, comecei a cogitar que aquele spray fedido fosse algum tipo de narcótico sei lá...)!!

Mal saimos do aeroporto e vimos vários muros pixados (não, não eram obras de arte!), um cruzamento de linhas de trem ou metrô que mais parecia a estação da Luz ou Barra Funda, enfim… nada de diferente… mas depois de alguns dias e diversas visitas turísticas vou ressaltar algumas diferenças que já percebi:

1 – Quando um tiozinho te falar q o serviço acaba às 18 horas, significa que eles estarão passando a chave às 18h. Vc terá saido antes! O Louvre, por exemplo fecha às 18, eles começam a te expulsar uns 15 minutos antes. Nao adianta argumentar… mto menos se num souber falar francês. Estranhamente, a maioria dos guias do Louvre, quando falam inglês, é quase nada! Mas isso vale pra qq serviço, até onibus. Se o onibus encerra às 21h, esteja na estação q vc precisa MTO antes! Tipo, o último ônibus passa em um ponto às 20:03 e é desligado no ponto final às 21h. Mas esteja lá umas 5 pras 20h, pq vai q o ônibus passa antes.



2 – Paris não tem pessoas dormindo na rua. Na verdade, eu achei um! E de dia!! Pq provavelmente ele não conseguia dormir de noite nas ruas! Num é a toa que chamam a cidade de Cidade Luz!! A Eletropaulo (eletroparis, sei lá!)daqui deve faturar horrores!! Ô cidade iluminada!!



3 – O único lugar que vc não vai achar mulheres muçumanas aqui é na catedral de Notre-Dame. É impressionante! Vc olha pra um lado aqui, qualquer que seja, e vc vai ver uma mulher com aquele lenço que elas usam pra esconder o cabelo (o hijab, se não me engano).



4 – Tudo aqui tem o mesmo preço que tem no Brasil. A diferença é a moeda! Ou seja a água, em muitos lugares, principalmente os próprios pra turista, custam 2,5 ou mais, ou seja igual no Brasil, só que aqui é euro e aí é reais… tamo fu!



5 – Tudo q é coisa própria pra turista parece o metrô da praça da Sé na hora do rush! Afe! Vai visitar o Louvre… leve muita paciência no bolso e guarde pouco tempo pros principais pontos (Monalisa e Vênus de Milo), são lindas, mas tá cheio de obras muito melhores!!! E relativamente vazias!!



6 – Muita coisa daqui vc olha e fala: meu Deus se fosse no Brasil eu tava falando q é coisa de brasileiro, de terceiro mundo… Coisa ruim, tem em tudo quanto é lugar! Tem até aquelas barraquinhas com comida sendo vendida a céu aberto!! Mas se tá fazendo escândalo ou chamando muita atenção, deve ser brasileiro!!



7 – E tem churrasquinho grego tb!! Só q aqui custa 5 Euros (ou a bagatela de quase 15 reais)… deve ser pq tá mais perto da grécia… é mais autêntico, sei lá. Aliás, aqui é uma cidade pra turista! Qq coisa vc paga e é feita pra turista pagar bem!!



8 – Em compensação, vc vê uma cidade até q limpinha, muito bem arrumada, linda (quando chegamos ao centro acabaram as pichações) e com vários adornos folheados a ouro. Imagina se fosse no Brasil? Depredaram até poste pra pegar os fios de cobre… sem comparação né?



9 – A luz do dia aqui vai até umas 10 da noite ou um pouquinho mais. Ou seja, se escureceu, tá tarde a beça!!!




… E mais coisas eu conto outra hora. E por enquanto, vou ficando por aqui, afinal aqui tá MTOOOOOOOOOOOO tarde (só somar 5h) e esse post tá grande de mais!! Ninguém vai ter paciência… prometo q o próximo será menor e q postarei mais rápido! Só uma fotinho pra recompensar que chegou até aqui! hihi



Beijos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala ae!! E participe da campanha FTF! (Faça uma Tonta Feliz!)